Comitiva brasileira esteve na Europa pelo Túnel Santos-Guarujá

Missão Internacional Alemanha-Dinamarca foi organizada pela Frente Parlamentar Mista de Portos e Aeroportos

No último domingo, dia 4 de maio, o Brasil deu um o importante rumo à modernização da infraestrutura de transportes. A FPPA – Frente Parlamentar Mista de Portos e Aeroportos, em parceria com o IBI – Instituto Brasileiro de Infraestrutura, organizou a Missão Internacional BrasilAlemanhaDinamarca, que levou uma comitiva brasileira para visitar as futuras instalações do Túnel Fehmarnbelt, o maior túnel submerso do mundo, em construção em Hamburgo, na Alemanha.

Publicidade
Desbravador

A missão teve um objetivo estratégico: estudar in loco as tecnologias e soluções empregadas na maior obra de ligação submersa do planeta para aplicação no projeto do Túnel Santos-Guarujá, a maior obra do Novo PAC – aguardada há mais de um século pela população da Baixada Santista. “Nossa missão é trazer o que há de mais moderno e eficiente no mundo para o Brasil. Conhecer de perto o maior túnel submerso do planeta é uma oportunidade única para aprimorarmos o projeto do Túnel Santos-Guarujá e garantirmos uma obra à altura dos desafios logísticos e sociais do nosso País.”, explica o Deputado Paulo Alexandre Barbosa, à frente da organização da comitiva. A comitiva foi formada por importantes lideranças políticas, jurídicas, empresariais e setoriais. Dentre os participantes estiveram: o Vice-governador do Estado de São Paulo, Felício Ramuth; o atual Prefeito de Santos, Rogério Santos; o Prefeito de Guarujá, Farid Said Madi; o Senador Sergio Petecão; os Deputados federais Adolfo Viana, Flávio Nogueira, Alex Manente e Humberto Rezende.

Túnel Fehmarnbelt

O Túnel Fehmarnbelt será uma ligação subaquática de 18,1 quilômetros de extensão, conectando a ilha alemã de Fehmarn à ilha dinamarquesa de Lolland, sob o Mar Báltico. Quando concluído, será a mais longa e profunda ligação combinada de estrada e ferrovia do mundo, encurtando o trajeto entre Hamburgo e Copenhague em cerca de 160 quilômetros e impulsionando o comércio e a integração regional.

Comitiva brasileira esteve na Europa pelo Túnel Santos-Guarujá
Deputado Federal Paulo Alexandre Barbosa liderou a comitiva que esteve em Missão Internacional na Alemanha e Dinamarca – Divulgação.
Publicidade
APP da Revista Hoteis

Túnel Santos-Guarujá

Inspirado em obras de grande porte como o Fehmarnbelt, o Túnel Santos-Guarujá será o maior túnel da América Latina, com 1,5 km de extensão — sendo 870 metros submersos sob o canal do Porto de Santos. A obra, orçada em R$ 6 bilhões, beneficiará veículos leves, transporte público, caminhões, ciclistas e pedestres, trazendo melhorias diretas para a mobilidade urbana, a logística portuária e o desenvolvimento econômico da região.

A viabilização do projeto, esperada há mais de cem anos, só foi possível graças à articulação entre os governos federal, estadual e municipal, com forte atuação de Paulo Alexandre Barbosa, Presidente da Frente Parlamentar da Ligação Seca Santos-Guarujá. “Sempre disse que essa obra precisava de menos disputa política e mais compromisso com as pessoas. A eleição a, mas o sofrimento de quem perde horas na travessia continua. Nosso dever é construir pontes – neste caso, túneis – que unam as pessoas e melhorem vidas”, afirma o parlamentar.

Publicidade
Carbono Free

Além de reduzir o tempo de travessia de mais de uma hora para menos de cinco minutos, o túnel vai gerar nove mil empregos diretos e beneficiar mais de dois milhões de habitantes. Também aumentará a eficiência logística do Porto de Santos, responsável por 30% do comércio exterior brasileiro e 60% dos embarques e desembarques internacionais de São Paulo.

Publicidade
Clima ao Vivo

João Bernardes

João Bernardes é Repórter da Revista Hotéis

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA