Cresce a tendência da hotelaria na cobrança do café da manhã

A principal refeição do dia, está virando alvo de receitas da hotelaria no Brasil a as companhias aéreas são a fonte de inspiração para o aumento dos lucros

A aviação sempre foi inspiração para a hotelaria melhorar seus protocolos de serviços e maximizar suas receitas e o RM – Revenue Management (gerenciamento de receita) é um bom exemplo. Até os anos 70 o governo norte americano regulamentava as tarifas praticadas pelas companhias aéreas, mas uma lei derrubou essa prática. Então as empresas aram a estudar e entender melhor a oferta e demanda dos seus voos, bem como seus tarifários, praticando então os conceitos de Revenue Management. A American Airlines começou a aumentar rapidamente suas receitas adotando esse conceito, que se espalhou por outras áreas como a britânica British Airways. Elas aram a entender que nem sempre ter 100% de ocupação em seus voos era a solução mais rentável, pois algumas companhias aéreas até abriam mão de suas tarifas para ter uma ocupação alta, o que nem sempre significava o melhor retorno financeiro. Uma análise da oferta e demanda era a melhor solução para definir o preço da tarifa e isso despertou também à atenção do mercado hoteleiro que começou a fazer uso da mesma prática nos anos 1990, começando principalmente pelas grandes redes hoteleiras dos Estados Unidos.

Publicidade
Carbono Free

Com isso, os hoteleiros começaram a entender que poderiam até mesmo cobrar em separado alguns serviços como já faziam as áreas no despacho de malas, na marcação de lugares, escolha da classe e outros serviços. E com o tempo, esse conceito de gerenciamento de receitas foi evoluindo e a hotelaria brasileira também aprendeu a dominar essa ferramenta. Hoje, mesmo hotéis pequenos e independentes aplicam as técnicas de gerenciamento de receitas, basta ver o valor de uma diária praticada na baixa temporada e na alta ou antes e nos feriados.

LEIA MAIS
Publicidade
Anuncie conosco

Um Comentário

  1. Olá amigos da hotelaria nacional, meu comentário é do lado do hóspede, lado de fora do balcão.
    Se os hotéis começarem a cobrar pelo café da manhã, duas coisas irão ocorrer, de imediato:
    Uma, o hóspede avaliará o serviço e custo cobrado pelo café da manhã e poderá optar em fazê-lo em outro local, o que poderá ocorrer um esvaziamento daquele serviço matinal.
    Outra, o hóspede poderá sentir-se “enganado” por achar que no valor da diária já esteja incluso o valor do café da manhã e ainda ter que pagá-lo 2 vezes.
    Nas cias aéreas, muitos ageiros optaram em não pagar e não usufruir pelo serviço de A&B à bordo, pelo menos até antes da pandemia.
    Como muitos já sabem, o pagamento pela escolha do acento e do compartimento de bagagem não estão garantindo aos ageiros o lugar e o compartimento escolhido!

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA