Indústria hoteleira tem papel fundamental na pauta ESG

A indústria hoteleira gera empregos, movimenta a economia, mas também tem grande impacto nas questões ambientais e sociais

ESG é um acrônimo que representa três fatores considerados importantes na avaliação de uma empresa ou investimento: Ambiental (Environmental), Social (Social) e Governança Corporativa (Governance). A abordagem desses temas tem ganhado destaque nos últimos anos, pois investidores, consumidores e demais stakeholders estão cada vez mais interessados em apoiar empresas que demonstrem compromisso com a sustentabilidade e responsabilidade social. A avaliação dessas práticas pode ser usada para medir o desempenho de uma empresa em relação a esses critérios e fornecer informações relevantes para a tomada dos mais diversos tipos de decisões.  A indústria hoteleira desempenha um papel de extrema importância dentro desse contexto e deve participar ativamente desse processo, já que está inserida em dois dos maiores setores da economia: o mercado imobiliário e a indústria do turismo.

Publicidade
APP da Revista Hoteis

O impacto que a construção e operação dos empreendimentos hoteleiros têm no meio ambiente, na comunidade local e na vida de seus colaboradores e parceiros deve estar no centro das atenções de qualquer projeto. Para se ter uma ideia da responsabilidade desse setor, um estudo recente do time europeu da JLL Hotels & Hospitality mostrou que a construção de imóveis comerciais no mundo contribui com 39% da emissão total de CO2 e emprega 13 milhões de pessoas. E de acordo com a WTTC – World Travel & Tourism Council, antes da pandemia, a indústria do turismo respondia globalmente por cerca de 11% dos empregos (cerca de 334 milhões de pessoas) e pouco mais de 10% do PIB mundial. Além disso, a operação dos hotéis que funcionam normalmente 24 horas por dia, 365 dias por ano, evidencia o impacto ambiental causado por essa indústria.  Um relatório da “Urban Land Institute Hotel Sustainability” mostrou que, entre todos os ativos comerciais, os hotéis são os produtos imobiliários com o maior consumo por metro quadrado de eletricidade e água. E também estão entre os produtos que apresentam os maiores índices de emissão de gás carbônico. Para mitigar esses impactos a indústria hoteleira, desde as grandes redes até os hotéis independentes tem colocado como prioridade a implementação das práticas ESG em suas operações.  Mas antes de tudo é preciso entender os principais pontos dessa tão falada sigla.

LEIA MAIS
Publicidade
Harus

Denise Bertola

Denise Bertola é Repórter da Revista Hotéis

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA