Monte Verde (MG) surge como opção de destino para o outono
Distrito de Camanducaia fica com paisagens ainda mais charmosas na estação, que começa nesta quinta-feira no vilarejo com temperatura mínima de 12ºC e máxima de 21ºC

Com paisagens únicas dentro da Serra da Mantiqueira, Monte Verde (MG) fica com a sua natureza ainda mais charmosa durante o outono, que começa nesta quinta-feira no Brasil e marca o período de transição para a chegada do esperado inverno. Considerado um destino ideal para quem pretende relaxar e escapar do calor, que tem sido intenso na maior parte do País, o distrito de Camanducaia abrirá esta estação com clima ameno. Segundo previsão do Weather Channel, o vilarejo do Sul de Minas terá, neste próximo dia 20, temperatura mínima de 12ºC e a máxima não ará dos 21ºC.
Segundo Rebecca Wagner, Presidente da MOVE – Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região, “O distrito conta com um clima predominantemente ameno e agradável, sem aquele calorão, para receber os visitantes, que durante o outono também podem desfrutar de uma transformação fascinante da natureza local, cujas paisagens ganham tons mais dourados e alaranjados. E durante essa estação já abrimos a nossa esperada temporada de inverno, que aqui começa um pouco mais cedo, já a partir de maio, quando os turistas podem curtir os encantos proporcionados pelas temperaturas bem baixas, que ajudam a tornar os cenários do nosso vilarejo ainda mais românticos e inesquecíveis”, ressalta.
As condições vistas nesta próxima estação do ano também são destacadas por Nelson Pacheco, conhecido como ‘Senhor do Tempo’, por fazer medições meteorológicas no distrito de Camanducaia há 24 anos. “No outono ocorre a redução gradativa das temperaturas, com os dias começando a ser mais curtos e as noites mais longas. E isso influi para um menor tempo de sol no céu, sendo que nesta época a tendência é maior para a ocorrência de nevoeiros e até de geadas. Uma coisa legal nesta estação também é a mudança na coloração das árvores, que varia entre os tons amarelados, laranjas e avermelhados”, explica o Empresário e proprietário da Mont’Art Artesanato.

Pacheco ainda aponta mais características marcantes do outono, que são outros atrativos importantes para os turistas que forem até Monte Verde na estação. “Neste período do ano, há um mecanismo de proteção das árvores, que é a queda das suas folhas para que elas economizem energia para ar o inverno. E esse fato cria um novo cenário para as paisagens locais, assim como nesta época ocorre uma diminuição das chuvas e uma maior produção de frutas. E também acontece as chegadas mais constantes das frentes frias, sendo que as previsões meteorológicas atuais apontam que não teremos novos bloqueios atmosféricos que neste verão vinham impedindo as agens das ondas de frio”, completa.