Odair Roque, um dos desbravadores da Accor

O executivo Odair Roque se desligou no último dia 31 de maio do cargo de Vice Presidente Sênior da área Técnica, Implantação e Patrimônio da América Latina da rede Accor. Ele começou a trabalhar em 1975 na empresa sa ABER quando foi designado para dar e a “Novotel Hotelaria e Turismo”, como era conhecida a empresa no principio, acolhendo seus dirigentes e técnicos ses, e apoiando a estruturação dos projetos, e as primeiras implantações começando com o Novotel Morumbi aberto em julho de 1977.

Depois montou todas as bases técnicas, sempre baseado em normas e legislações, para o surgimento do que é hoje a Accor, a maior rede hoteleira na América Latina.  Seu trabalho se confunde com a própria história da rede Accor no Brasil, a qual ele dedicou 36 anos de trabalho e em seu curriculum consta mais de 500 projetos hoteleiros de diferentes tipos padrões e modelos no Brasil e também na América Latina.

Entre suas conquistas, ele foi um dos primeiros no Brasil a apoiar e a desenvolver e a implantar o conceito de apart hotéis ou seja edifícios residenciais com serviço profissional de hotelaria, além de também desbravar a hotelaria em muitas regiões no Brasil , a exemplo do primeiro Novotel na época, na selva amazônica, e também corresponsável pela formatação da vitoriosa bandeira Parthenon, que até então só existia no Brasil, do e da posterior transição para a marca Mercure, do total apoio ao desenvolvimento das marcas Novotel, Ibis e Formule 1(hoje Ibis Budget) além de e com base nos referenciais das marcas padronizadas recebidos da França, desenvolver os standares de cada produto, adaptados a legislação de cada país e da região, e em especial para o produto Parthenon amplamente distribuído pelo território brasileiro.

Seu legado para a Accor é muito importante pois ele delineou o caminho do crescimento da Accor mantendo firmemente as exigências legais e de segurança, e que com a mesma base a Accor pretende dobrar de tamanho nos próximos anos. Conheça nesta entrevista exclusiva a história de sucesso de Odair Roque, um executivo que não fazia questão de aparecer nos holofotes da midia, mas sem dúvida alguma, foi o mais importante executivo da Accor desde sua fundação no Brasil e o que ele fará a partir de agora que está merecidamente se aposentado.

Revista Hotéis — Qual é sua formação acadêmica e quais os principais cursos de especialização que realizou?

Odair Roque — Eu iniciei minha vida profissional bastante cedo, aos 14 anos, fazendo escola SENAI e estagiando, e depois fazendo vários cursos técnicos de especialização, como projetos de máquinas e ferramentas, e assim por diante. O gosto por realizações de grande porte foi o que me levou exatamente a ingressar no ramo da engenharia industrial, onde fiz a FEI na modalidade de estruturas metálicas, Instalações e mecânica geral. Posteriormente fiz pós-graduação/especialização em Engenharia Civil / Instalações, e também MBA em istração Empresarial pela Fundação Dom Cabral, além de vários outros cursos. Sempre gostei muito de ler e estudar.

Revista Hotéis — Como e quando entrou na Accor">jQuery(document).ready(function() { gtag('event', 'banner_view', { 'banner_name': 'Clima ao Vivo', 'banner_id': '142772' }) });

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA