Redes hoteleiras internacionais focam investimentos no Brasil

O potencial apresentado pelo País continua atraindo grandes redes internacionais em busca de oportunidades para crescer e se consolidar

A 18ª edição do Panorama da Hotelaria Brasileira que foi publicada no mês de maio e se constitui no mais recente estudo do mercado hoteleiro no Brasil, mostra dados animadores do setor. Esse estudo é realizado pela HotelInvest, com o apoio institucional do FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil analisou o desempenho de 213 hotéis e 36.971 UHs, em dez capitais brasileiras. O mercado hoteleiro nos últimos meses de 2022 estava bastante aquecido, o que deu fôlego para a hotelaria começar 2023 com o pé direito, com um corporativo mais presente e eventos e shows internacionais. Porém, ao longo do ano, o crescimento expressivo que foi visto no primeiro trimestre foi perdendo tração, principalmente no segundo e terceiro trimestres. Assim, no agregado anual de desempenho dos hotéis no Brasil, 2023 teve um pequeno aumento de 2% na ocupação em relação à 2022 e a diária média, por sua vez, obteve um crescimento de 18%, resultando em um RevPAR 20% maior.

Publicidade
APP da Revista Hoteis

Dentre as capitais analisadas, apenas Fortaleza ainda está com o RevPAR abaixo de 2019, sendo que o Rio de Janeiro e Brasília já ultraaram em 31% e 28% o índice do ano pré-pandemia, respectivamente. Quando comparamos os anos de 2023 vs. 2022, apenas as cidades de Manaus e Fortaleza tiveram variação negativa da ocupação, visto que essas capitais foram fortemente impactadas pelo aumento no preço das agens aéreas, o que interfere diretamente na demanda de lazer. Já as tarifas tiveram incrementos reais em todas as capitais, com destaque para Brasília (33%) e São Paulo (23%), que se beneficiaram dos shows internacionais e do mercado de negócios mais aquecido.

LEIA MAIS
Publicidade
Anuncie conosco

Edgar J. Oliveira

Diretor editorial - Possui 34 anos de formação em jornalismo e já trabalhou em grandes empresas nacionais em diferentes setores da comunicação como: rádio, assessoria de imprensa, agência de publicidade e já foi Editor chefe de várias mídias como: jornal de bairro, revista voltada a construção, a telecomunicações, concessões rodoviárias, logística e atualmente na hotelaria.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA