Setur-SP anuncia novidades para a Academia do Turismo SP
A iniciativa da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo oferecerá mais vagas para capacitações presenciais e online

Com o crescimento do setor de turismo, principalmente depois da pandemia, também aumentou a demanda por mão de obra qualificada. Uma sondagem realizada pela Setur-SP – Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, de dezembro de 2024 a março de 2025 com 35 regiões turísticas do Estado, revela que os maiores desafios enfrentados pelo setor estão relacionados à qualificação e empregabilidade.
No que diz respeito à capacitação, para 44% dos entrevistados o custo elevado dos cursos e treinamentos é uma preocupação. Já para 34%, há dificuldade em encontrar cursos que se encaixem nos seus horários disponíveis. Esses fatores impactam na empregabilidade, pois a maioria (40%) dos entrevistados comentou sobre a baixa disponibilidade de vagas na sua região, exigência de conhecimento em idiomas estrangeiros (31%) e competição elevada no mercado de trabalho (23%).
Pensando nisso, o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Setur-SP, lançou em novembro do ano ado a Academia do Turismo SP, programa de capacitação profissional gratuito que tem o objetivo de atender a demanda crescente por mão de obra qualificada para o setor. Desde a sua criação, já foram ofertadas 33 mil vagas gratuitas em diferentes cursos da área de turismo, como gastronomia, hospitalidade e eventos. Atualmente com 20 instituições parceiras, a Academia do Turismo promoveu cinco cursos pilotos pelo Estado, que contaram com a participação de gestores públicos, empresários do setor e estudantes.
Segundo Roberto de Lucena, titular da pasta de Turismo e Viagens, “continuamos investindo na Academia do Turismo SP. Ainda este ano, vamos oferecer mais 28 mil novas vagas gratuitas, mais instituições parceiras, novos cursos pilotos e workshops regionalizados. Estamos produzindo dez guias práticos para ampliar a sustentabilidade e inovação do setor, além de edital de premiação de um desafio de inovação”, disse. O edital está em fase de criação e quando for lançado, oferecerá prêmios em dinheiro, mentorias e o à mercado. “O objetivo é qualificar os profissionais, incentivar novas soluções e movimentar a cadeia do turismo”, completou o Secretário.