WTM Latin America 2025 encerrou com sucesso
A edição 2026 da WTM Latin America está confirmada para acontecer entre 14 e 16 de abril no Expo Center Norte, em São Paulo

Os números totais de visitantes ainda não foram confirmados, mas tudo indica que será recorde essa edição da WTM Latin America . Ela teve início nessa última terça-feira e até às 14h00 de ontem foram contabilizados 29.979 participantes, 8,04% a mais que os 27.749 de 2024. “Somente no primeiro e no segundo dia, registramos respectivamente 18% e 7% a mais de público na comparação com o ano ado”, comemorou a Event Leader Bianca Pizzolito. O número final de visitantes que aram pelo Expo Center Norte até o fechamento do pavilhão será divulgado em breve.
Outra conquista importante foi o crescimento expressivo do número de reuniões agendadas. A plataforma WTM Lat Meet registrou 7.369 agendamentos somente nos dois primeiros dias do evento, número que supera em 440 o total dos três dias de 2024, quando foram confirmados 6.929 encontros de negócios. “Isso significa que as pessoas estão usando mais a tecnologia que oferecemos para apoiar os negócios e planejando melhor a visitação com foco em atualização, networking e fechamento de negócios”, afirma Bianca.

Crescimento das marcas expositoras
As 837 marcas expositoras representam um crescimento de 5% nesse quesito em relação à edição anterior e 23% do total de estandes estrearam no pavilhão neste ano. Já a área de exposição somou 8.027 m2 nos dois pavilhões, um aumento de 10% na área comercializada em comparação com a edição de 2024. A planta deste ano teve três novas áreas que facilitou a navegação dos visitantes: Mobility, Travel Providers e Experience Zone.
Realizada pelo segundo ano, a Rota da Diversidade ganhou novas categorias – Turismo de Base Comunitária e Turismo ível – que se somaram aos três eixos que guiaram a edição 2024 (Afroturismo, Turismo LGBTQIA+ e Turismo 60+), destacando produtos e serviços inovadores que estimulam a inclusão e a diversidade. Bianca destacou ainda o recorde de inscrições no Prêmio de Turismo Responsável que, neste ano, recebeu 164 projetos de 14 países latino-americanos.
Os três teatros temáticos reuniram 78 palestras, painéis e treinamentos, número que supera as 54 capacitações realizadas em 2024. Os espaços também sediaram as concorridas sessões de Speed Networking com criadores de conteúdo e com compradores convidados, com destaque para a sessão exclusiva da WTM Latin America Hosted Buyers Program Powered by Embratur. “Essa edição foi muito feliz em tudo o que se propôs a fazer”, resume Bianca.

Capacitações em destaque
Além dos corredores movimentados, o terceiro dia de evento seguiu com a oferta de capacitação. Entre os destaques na programação, o sobre turismo indígena reuniu Frank Antoine, presidente da World Indigenous Tourism Alliance (Winta), Gladys Concepcion Colli Ek, fundadora da Aldea Maya Xa’anil Naj (México) e Pablo Calfuqueo Lefío, gerente geral da Lofpulli Turismo (Chile). Sob a moderação de Thalita Tomazatti, gestora executiva do Garupa, ONG que se dedica a fortalecer o turismo responsável no Brasil, os istas debateram estratégias para fortalecer o turismo em território indígena de forma autêntica. “Nossa cultura não está à venda, mas enxergamos o turismo como oportunidade de compartilhamento e educação”, cravou Frank Antoine.
A edição 2026 da WTM Latin America está confirmada para acontecer entre 14 e 16 de abril no Expo Center Norte, em São Paulo.